Centro Desportivo Social e Cultural Cercal, Vales e Ninho

 
Redes sociais
Cdsccvn facebook Cdsccvn youtube

Quem Somos
Historial

Historial

1979 - Clube / 2009 - IPSS

O Centro Desportivo Social e Cultural do Cercal, Vales e Ninho é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com sede no Cercal, concelho de Ourém.

Fundado a 23 de Maio de 1979, na secretaria notarial de Vila Nova de Ourém, no qual compareceram como sócios fundadores: José Carlos Pereira Vieira, Joaquim Maria Silva Salada, Acácio Jacinto Pereira da Costa, Sebastião Ferreira Filipe e Abel Dias Mendes.

A Associação começou por ser uma agremiação desportiva, com a denominação de Centro Desportivo e Recreativo do Cercal - Vales e com o objetivo principal " exercer a prática de qualquer modalidade desportiva e recreativa conforme as suas possibilidades financeiras, assim como criar e desenvolver benefícios e divertimentos aos seus associados".

Ao longo de seis anos, desde a sua fundação, a sede da Associação funcionou provisoriamente num barracão construído pelos sócios, ao qual deram o nome de Bataclã. Este, servia de local para o convívio e o lazer de toda a comunidade. Lá se encontravam todos os dias para assistir às partidas de futebol na TV, jogar às cartas e ao chinquilho… Assim proporcionavam à comunidade as mais diversas atividades e eventos.

Por volta do ano de 1984, a direção do Centro Desportivo entendeu ser necessário construir uma nova sede, a fim de proporcionar melhores condições para a realização de mais eventos. Em Fevereiro de 1986 deu-se inicío à construção da mesma, após o parecer favorável da Câmara Municipal de Ourém. Era um projeto muito ambicioso tendo em conta que a comunidade era muito pequena mas nada os fez parar e com o apoio de todos, com os lucros das festas do emigrante, com vários cortejos e bailes, fez-se obra.

No último trimestre do ano 1988, deu-se inicio à construção do muro de suporte de terras situado ao lado da sede e consequentemente deu-se a construção do ringue de futebol. Também neste ano foi transferido para a sede da associação a "Rádio Nova Antena" do Cercal, que foi obrigada a deixar de emitir, por motivos legais.

Em 1989 começou a organizar-se o torneio de futebol salão na freguesia, prolongando-se ao longo dos anos até à atualidade, contando já com mais de vinte edições. Este torneio tem sido motivo de orgulho para toda a comunidade do Cercal, graças ao prestígio que tem ganho junto das comunidades vizinhas.

Em Outubro de 2001, estando atenta aos problemas da comunidade, a direção da Associação aceitou gerir a cantina e o prolongamento escolar, dado não existir outra entidade, na freguesia, para o fazer. Face a esta situação, houve necessidade de alterar os estatutos para que constasse também o serviço de Apoio Social. Foi no dia 12 de Novembro de 2002, no 1º Cartório Notarial de Competência Especializada de Leiria, que compareceram dois elementos representando os restantes membros da Direção a fim de procederem à assinatura da escritura de alteração de estatutos. Assim o objetivo principal da Associação passou a ser "qualquer modalidade desportiva e recreativa conforme as suas possibilidades financeiras, assim como criar e desenvolver benefícios e divertimentos aos seus associados e apoio social".

Em Janeiro de 2003 a direção decidiu apoiar a comunidade mais idosa da freguesia, iniciando o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD).

Para que o SAD fosse uma realidade foi necessário elaborar um projeto, denominado de "Empresa de Inserção". Projeto este que foi apoiado financeiramente pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional), tendo uma durabilidade de 7 anos.
Com este apoio financeiro foi possível a construção de uma lavandaria / rouparia e um gabinete técnico. A construção da lavandaria permitiu que ficasse assegurado o tratamento da roupa dos idosos e da equipa de futebol.

Para que a Associação pudesse obter apoios financeiros de outras entidades, principalmente da Segurança Social, a direção viu-se na obrigação de se tornar numa IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social). Para tal foi necessário alterar mais uma vez os estatutos e o nome da associação.

Foi convocada uma Assembleia Geral, onde ficou decidido que a associação passaria a ser designada como "Centro Desportivo Social e Cultural do Cercal – Vales e Ninho", tendo como objetivo principal " a promoção de acção social direccionado principalmente à população da freguesia, através da prossecução de fins de solidariedade social, nomeadamente no apoio à infância, juventude e terceira idade e como suplemento o objectivo de complementar e desenvolver actividades no âmbito da cultura, desporto e lazer".

No dia 15 de Janeiro de 2004, no Cartório Notarial de Competência Especializada de Leiria, procedeu-se à assinatura da escritura de alteração do nome e respetivos estatutos. A associação está registada com o número 87/05, fls. 196 verso 197, do livro nº 10 das Associações de Solidariedade Social, efetuado em 04-02-2003.

Em 2005, no seguimento da alteração dos estatutos e aproveitando a vertente da ação social, a direção adquiriu um edifício na freguesia com o intuito de o adaptar em Centro de Dia e Creche, acabando desta forma com a falta de equipamentos existentes na freguesia e no concelho. Para que estes equipamentos fossem uma realidade, foi necessário elaborar um projeto, no âmbito do Programa Pares lançado pelo Ministério da Segurança Social, para apoiar o financiamento das obras.

O ano de 2008 foi de extrema importância para o crescimento da associação, tendo em conta que foi o início das obras de construção do Centro Dia e da Creche. Também de grande importância foi o momento em que se efetuou a candidatura ao IDP para que fosse possível a realização de obras no ringue e nos balneários de apoio. O início destas obras vieram dotar a freguesia de novos equipamentos no âmbito da resposta social à população e também da criação de um recinto multiusos com balneários de apoio em condições e com qualidade.

As obras do Centro Dia, Creche e do ringue foram concluídas em 2009. Estas duas obras foram apoiadas financeiramente por diversas entidades e pela comunidade cercalence.

Lema da associação:
" Fazer parte da solução dos problemas da comunidade é a nossa maior virtude"


Quem Somos

CDSCCVN

Eventos CDSCCVN