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PSICOMOTRICIDADE

Psicomitricidade

Segundo a Associação Portuguesa de Psicomotricidade (APP), a Psicomotricidade pode ser definida como o campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistémicas entre o psiquismo e a motricidade. Baseada numa visão holística do ser humano, a psicomotricidade encara de forma integrada as funções cognitivas, sócio-emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, promovendo a capacidade de ser e agir num contexto psicossocial.


A Psicomotricidade no Centro Desportivo, Social e Cultural do Cercal é desenvolvida fundamentalmente em duas áreas, preventiva na área infantil (berçário, creche e ATL) e terapêutica na terceira idade (Centro de Dia).


Berçário

Semanalmente é realizada uma sessão individual com cada um dos bebés, em que é estimulado o seu desenvolvimento motor, cognitivo e emocional, através de atividades simples, tendo em conta a fase do desenvolvimento em que cada criança se encontra. A estimulação dos reflexos primários, de competências posturais como o pôr e manter de pé, a marcha, a coordenação oculomotora e o desenvolvimento da noção do corpo são algumas das competências trabalhadas pela Psicomotricidade nos nossos bebés, assim como as suas competências relacionais e emocionais.


Creche

Com as salas de 1 e 2 anos são desenvolvidas semanalmente atividades de grupo, em que são realizadas dinâmicas de promoção do desenvolvimento infantil. Através de atividades lúdicas são estimuladas competências psicomotoras como o equilíbrio, coordenação, lateralidade, noção do corpo, estruturação espaço-temporal e motricidade global e fina. As dinâmicas em grupo permitem também o desenvolvimento das capacidades sociais e emocionais, como a interajuda, o respeito pelo outro, assim como o desenvolvimento da capacidade criativa e expressiva.


ATL

As crianças do pré-escolar têm também, semanalmente, sessões de Psicomotricidade, onde são desenvolvidos os vários fatores psicomotores (equilíbrio, lateralidade, noção do corpo, estruturação espaço-temporal, motricidade global e fina), as competências sociais e relacionais, a criatividade e a imaginação através de atividades de movimento, de expressão e relaxação corporal. Através de atividades lúdicas são adquiridos conceitos e conhecimentos fundamentais para a aprendizagem académica, que brevemente será a sua próxima fase escolar.


Centro de Dia

A Gerontopsicomotricidade (Psicomotricidade na Terceira idade) utiliza a madiação corporal como meio de expressão do idoso, procurando fazer frente ao declínio das capacidades psicomotoras resultantes do processo de envelhecimento. Através de um conjunto de práticas, métodos e estratégias há a promoção da autoconfiança e socialização que contribuem para a autonomia e bem-estar do idoso, retardando a perdas das suas capacidades funcionais, cognitivas e emocionais.

No Centro de Dia são realizadas diariamente atividades de estimulação das capacidades dos utentes em várias áreas: cognitiva, psicomotora, emocional e social. Atividades de noção do corpo, estruturação espaço-temporal, motricidade global e fina, coordenação, relaxação, entre outras, permitem manter os nossos idosos ativos, preservando as suas capacidades físicas e mentais.

O recurso a materiais e estratégias como o movimento, a música e a pintura nas várias atividades, mostra que há sempre algo a ensinar e a aprender, e que a criatividade e a imaginação não conhece limites nem idades.



Todas as terças e quintas feiras à tarde realizamos uma atividade de gerontomotricidade aberta à comunidade sénior, em que realizamos atividades motoras adaptadas às características de cada idoso.

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